O COACHING NO TREINAMENTO CORPORATIVO

O COACHING NO TREINAMENTO CORPORATIVO

Texto extraído da apostila do Business and Executive Coaching do Instituto Brasileiro de Coaching (IBC).

“Empresas são resultados de pessoas, são feitas de pessoas e por pessoas. Tanto o público externo, quanto o interno , são de suma importância para o bom andamento dos negócios de uma organização.

Em uma pesquisa realizada pela McKinsey Global Institute aponta que o Brasil figura como o 2º país que mais sofre com a escassez de mão-de-obra qualificada, sendo essa realidade vivenciada por 71% das empresas. Em outra pesquisa, realizada pela Amcham (Câmara Americana do Comércio), mostra que 76% das empresas brasileiras investem em programas de treinamento para seus profissionais.

Os investimentos em programas de desenvolvimento do capital humano é uma realidade nas empresas. O Coaching é um dos preferidos quando falamos em treinamento corporativo. Ele auxilia líderes, executivos, empresários, equipes e colaboradores, por meio do desenvolvimento de capacidades e habilidades, a realizarem as atividades propostas pela empresa, com assertividade em um curto espaço de tempo, acelerando resultados de maneira satisfatória.

Com o uso de técnicas e ferramentas oferecidas nos treinamentos em Coaching Corporativo, pode-se mudar comportamentos, pensamentos e mentes em prol de uma melhor performance e desenvolvimento de competências. Ganha o colaborador, ganha a empresa.

Para superar uma empresa que ocupa, em seu segmento, o primeiro lugar, tendo como base o desenvolvimento de pessoas, são necessários 7 anos. Se uma empresa ocupa a liderança pautada no preço de seus produtos/serviços, ela poderá ser superada em apenas 60 dias. Caso a base da organização esteja na propaganda e publicidade, em 1 ano ela pode ser superada. Esses dados são de uma pesquisa realizada em Harvard.

Os treinamentos corporativos em Coaching são customizados. Atendendo a necessidade de cada organização de maneira única. O processo começa com o diagnóstico das demandas em desenvolvimento humano na empresa. Em seguida, é realizado um planejamento de como o Coaching será aplicado.

O objetivo principal é promover mudanças positivas e duradouras. Tornando líderes, executivos, equipes e colaboradores mais comprometidos, engajados, flexíveis com foco em resultados, criando uma cultura organizacional voltada para a Alta Performance. Desenvolver novas competências e habilidades aos profissionais, hoje é um diferencial competitivo no mercado, agrega valor ao produto/ serviço. E o retorno financeiro é real. 

Segundo a Fortune Magazine, estudos apontam que retorno no investimento do Coaching é alto para as organizações. Executivos que passaram pelo processo de Coaching classificaram o retorno quantitativo em 6x o valor do investimento. 77% apontaram melhor relacionamento no trabalho com seus subordinados; 71% melhoraram o relacionamento com o chefe; 63% melhoraram seu relacionamento com seus pares. E o mais interessante, é que 61% apontaram o aumento do nível de satisfação com o trabalho; outros 44% demonstraram aumento do comprometimento com a organização.” 

Tags: Coaching, desenvolvimento humano, treinamentos corporativos, cultura organizacional.

Compartilhe