Planejamento de e-commerce.
Por Thiago Maboni
Eu li esse artigo no site do Moip e achei super interessante para promover uma reflexão sobre o assunto. (https://moip.com.br/blog/como-montar-um-bom-planejamento-de-e-commerce-para-2017/)
Início e fim de ano é sempre a mesma coisa: fazer o balanço dos erros e acertos para, então, partir para o planejamento de e-commerce do próximo ciclo. Há quem diga que planejar é perda de tempo, que o importante é agir. Mas se você avaliar bem, sem planejamento, não sabe sequer para onde conduzir seu empreendimento.
É como pegar o carro e sair ao léu, sem destino certo. Uma hora o combustível acaba, o pneu fura, o motor funde e a viagem já era. Mas se você não for tão ansioso, pode fazer uma viagem maravilhosa com seu e-commerce. Que tal começar agora? A seguir, listamos alguns passos simples que podem ajudar bastante. Confira!
Analise o ano que passou
Todo planejamento estratégico de e-commerce deve começar com uma avaliação honesta e detalhada do ano que passou.
Estabeleça novas metas
O início de ano é sinônimo de novo fôlego para recomeçar! No seu planejamento de e-commerce, reveja os objetivos anteriores e se eles continuam de pé.
Identifique seus KPIs
Os famosos KPIs, que também são conhecidos como indicadores de performance, são fórmulas matemáticas que ajudam a compreender quanto falta para atingir uma meta ou o desempenho de uma atividade ao longo do tempo.
Explore as datas comemorativas
Muitos e-commerces deixam para pensar em estratégias de aumento de vendas para as datas comemorativas quando elas já estão muito próximas, o que pode comprometer o desempenho das campanhas de marketing.
Defina os meios
Opções existem aos montes para que você coloque sua estratégia em ação. Mas tome cuidado com um fator essencial para seu sucesso: o comportamento do consumidor.
Estipule seu orçamento
Ter um planejamento orçamentário no e-commerce é tão importante quanto cuidar do seu fluxo de caixa durante o ano todo.
Diversifique os canais
Planejamento estratégico também serve para identificar oportunidades, como a diversificação dos pontos de contato com clientes e consumidores.
Revise sua política de pagamentos
Oferecer diversas opções de pagamento é um grande atrativo para o e-commerce.
Dê uma geral na logística
Somado aos prazos de entrega, o preço do frete pode ser tanto um fator positivo quanto negativo para seu e-commerce.
Fique ligado no financeiro
Assim como o orçamento, o planejamento financeiro é um dos pontos vitais para ter sucesso nas vendas e no faturamento.